A Campanha "O Porto é a Nossa Casa" foi concebida e criada no âmbito da sensibilização e consciencialização dos cidadãos para as temáticas relacionadas com os resíduos urbanos.

Deste modo, o grande foco foi despertar consciências numa época em que se revela cada vez mais importante que cada cidadão faça a sua parte no que diz respeito à separação, reciclagem e deposição adequada dos seus resíduos, pois as ações individuais têm um efeito impactante não só no futuro dos demais, mas também no futuro da nossa cidade.

Lançada pela primeira vez em 2015, esta campanha global tem continuidade em três grandes temas, relacionados entre si, numa lógica subsequente.


1º Tema: Deposição Indevida de Sacos na Via Pública

No decorrer do ano de 2015, foi realizada a implementação do primeiro tema da campanha cujo objetivo era a alteração de comportamentos de todos os munícipes no que diz respeito à separação dos seus resíduos - colocação dos resíduos nos locais certos, à hora certa, alertando e consciencializando para a não deposição dos sacos de resíduos na via pública, protegendo assim a nossa cidade, que é a casa de todos nós.



2º Tema: Deposição de Resíduos nos Estabelecimentos da Movida, Baixa e Ribeira

Durante o ano de 2017 foi desenvolvida e estruturada a 2ª fase da campanha "O Porto é a Nossa Casa", estando nesta 2ª fase o foco direcionado, ainda que não exclusivamente, para a zona de diversão noturna, com o intuito de promover a separação dos copos de plástico através da sua colocação em equipamentos específicos para este fim, sensibilizar os comerciantes para as boas práticas no que concerne à deposição de resíduos urbanos e promover os serviços de recolha porta-a-porta que o município disponibiliza.



3ª Tema: Fiscalização - "Não deite dinheiro ao lixo"

O êxito obtido com as duas primeiras temporadas deu o mote para a realização de uma terceira etapa, concebida em 2019 e com ativação no terreno em 2020.

Nesta terceira temporada o foco principal da campanha é o despertar e alertar de consciências para a entrada em vigor da Fiscalização no que toca à deposição de resíduos, em vigor atualmente no município do Porto.