Em 2021 a Porto Ambiente arrancou com a recolha seletiva de resíduos em prédios, através do projeto "Orgânico", criado no âmbito de uma candidatura aprovada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).
Assim, na rede de ecopontos existente no Município do Porto, foi adicionado um novo contentor para a deposição seletiva de resíduos orgânicos, ativado com um sistema de controlo de acesso, de forma a promover a qualidade dos resíduos recolhidos.
A integração no Projeto Orgânico foi acompanhada de uma Campanha de Comunicação e Sensibilização, da oferta de um contentor de pequenas dimensões a cada habitação participante, e um cartão de acesso ao contentor instalado na via pública.
Inicialmente, este projeto abrange cerca de 30% da população do Porto, servindo mais de 64 500 habitantes. A expansão do projeto prevê que este abranja praticamente toda a cidade até ao final de 2023.
Para consultar mais informações sobre o projeto clique AQUI.
Os resíduos orgânicos recolhidos no Município do Porto são encaminhados para a Central de Valorização Orgânica da LIPOR, onde, através da compostagem, é produzido o corretivo agrícola orgânico "Nutrimais"?